Projeto Rondon: extensão universitária e Agenda 21 na Amazônia

Autores/as

  • Jader Tadeu Fantin

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v12i1.355

Resumen

Este texto faz uma refl exão da participação de uma equipe acadêmica no Projeto Rondon, no ano de 2008,em Mocajuba-PA. As atividades realizadas se pautaram em estratégias de concepção e de gestão dos processos e daspolíticas de desenvolvimento, tendo como referenciais os princípios da Agenda 21 Local. Apoiado nos componentesepistêmicos do campo do Desenvolvimento Sustentável, busca enfocar a abordagem político-pedagógica feita juntoà comunidade local e suas perspectivas transformadoras.

Citas

Ministério do Meio Ambiente. Passo a passo da Agenda 21 Local. Brasília: MMA, 2005.

______. Ministério do Meio Ambiente. Política integrada para o desenvolvimento sustentável. Brasília: MMA, Relatório de gestão 2003-2006.

______. Ministério do Meio Ambiente, 2009.

______. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <https://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/ index.php>. Acesso em: 24 mar. 2010.

CALLOU, A. B. F.; BRAGA, B. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento local: uma experiência governamental em Pernambuco, Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2010.

FONSECA, S. A.; LORENZO, H. C. D. Breve perfi l das atividades de extensão nas unidades da UNESP, campus de Araraquara: um enfoque na transferência de tecnologia e conhecimento. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 112-129, 2004. Disponível em: <http://www.unesp.br/proex/repositorio/revista/ rev_cien_ext.htm>. Acesso em: 24 mar. 2010.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e refl exões referentes à prática de análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas n. 21, jun. 2000. Rio de Janeiro: IPEA, 2000. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/pub/ppp/ppp21/Parte5. pdf>. Acesso em: 24 mar. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE – 2000 a 2007.

LEYDESDORFF, L.; ETZKOWITZ, H. The Triple Helix as a model for innovation studies. Science and Public Policy, v. 25, n. 3, 195-203, 1998.

______. Emergence of a Triple Helix of University-Industry- Government Relations. Science and Public Policy, v. XXIII, 279-86, 1996.

MOISÉS, H. O Município-Rede: planejamento, desenvolvimento político e sustentabilidade. Disponível em: <http://www.lead.org.br/filemanager/download/ 85/municipio-rede_planejamento_desenvolvimento_ politico_e_sustentabilidade.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2010.

PUTNAM, R. D. Capital Social e desempenho institucional. In: ______. Comunidade e Democracia: a experiência na Itália Moderna. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

ROSA, A. A Agenda 21 como instrumento de gestão pública democrática participativa: a experiência de Araucária/PR. Disponível em: <http://www.fae.edu/ publicacoes/ pdf/IIseminario/pdf_praticas/praticas_08.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2010.

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

Fantin, J. T. (2016). Projeto Rondon: extensão universitária e Agenda 21 na Amazônia. Interações (Campo Grande), 12(1). https://doi.org/10.20435/interações.v12i1.355

Número

Sección

Teoria e Prática