Sobre a Revista
A Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local é uma revista criada pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (MS-BR) está hierarquicamente ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Desde a publicação da primeira edição, em setembro de 2000, a revista objetivou fornecer subsídios para a adoção de novas formas locais de comportamento social, formas eficazes para a geração de desenvolvimento endógeno, segundo meios, regras e estratégias próprias, respeitando a diversidade cultural e a gestão autônoma de recursos e técnicas característicos dos territórios.
Tornou-se também um imperativo, perante o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local – Mestrado Acadêmico e Doutorado, de consolidação de publicações que pudessem contribuir não só para a formação de pesquisadores e, consequentemente, para o desenvolvimento científico, mas também para a constante atualização de conhecimentos na área de Desenvolvimento Local. Pretende-se, assim, sugerir o caráter de diversidade presente em noções de natureza amplamente compartilhadas na esfera global. Ainda, a fotografia da capa explicita uma das maiores preocupações dos pesquisadores da área de conhecimento em questão: o desenvolvimento em escala humana, ou o homem colocado no centro do processo de desenvolvimento.
FOCO E ESCOPO
Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local tem por objetivo resgatar e divulgar informações sistematizadas e experiências construtivas em torno da ideia de Desenvolvimento Local.
- São políticas da Interações– Revista Internacional de Desenvolvimento Local:
- a) Internacionalização: Alinhar as políticas da Interações– Revista Internacional de Desenvolvimento Local com a política de internacionalização da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
- b) Posicionamento: Reforçar o posicionamento estratégico no âmbito acadêmico, tanto nacional quanto internacional.
- c) Qualidade: melhorar e aumentar a qualidade das produções relativas ao Desenvolvimento Local em âmbito nacional e internacional.
- d) Transversalidade: promover a transversalidade entre as linhas de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco.
- É linha editorial da Interações– Revista Internacional de Desenvolvimento Local:
A publicação de artigos científicos, entrevistas, relatos de pesquisa Stricto Sensu, resenhas e traduções que tenham como foco o Desenvolvimento Local, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Local, que são:
1ª) Cultura, Identidade e Diversidade na dinâmica territorial
Dimensão cultural construída no contexto de relações existenciais dos indivíduos entre si e com território vivido, como referência de base na construção, manutenção e reconstrução dos territórios.
A interculturalidade vista como capacidade de os agentes locais conviverem com o “diferente”, num processo relacional permanente e dinâmico de comunicação e negociação, inovador das práticas sociais de convivência na reinvenção constante do território.
Aspectos a serem levados em consideração para a elaboração dos artigos:
(1) Dimensão Cultural e Interculturalidade em Processos Inclusos e Justiça Social e Direitos Humanos em Desenvolvimento Local;
(2) Linguagem, Práticas Textuais e Gêneros Discursivos na Percepção, Construção e Reinvenção do Território;
(3) Cultura, Religiosidade e Saberes Tradicionais, Relações Existenciais com o Território e Regeneração da Vida;
(4) Patrimônio Cultural como Identidade Coletiva na Manutenção e no Desenvolvimento do Território.
2ª) Políticas Públicas e Dinâmicas de Inovação em Desenvolvimento Territorial
Diz respeito à natureza e ao papel das dinâmicas socioprodutivas de aprendizagem coletiva, dinâmicas institucionais, dinâmicas de inovação e da formulação e implementação das políticas públicas, na construção de territórios mais autônomos e inteligentes.
Aspectos a serem levados em consideração na elaboração dos artigos:
(1) Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial;
(2) Dinâmicas Socioprodutivas e Ambientais;
(3) Dinâmicas do Ambiente Institucional e de Governança Territorial;
(4) Dinâmicas da Aprendizagem Coletiva Inovadoras;
(5) Estratégias de Inovação no Território.
POLÍTICAS PARA PUBLICAÇÃO
- Ineditismo:Os artigos devem ser inéditos, escritos prioritariamente em língua inglesa, podendo ser também enviados em português ou espanhol, seguindo as normas de publicação da revista.
- Enquadramento: Os artigos devem estar alinhados com as linhas de pesquisa do Desenvolvimento Local e de acordo com os dossiês temáticos a partir de 2019.
- Fluxo: O fluxo de recebimento de artigos para Interações– Revista Internacional de Desenvolvimento Local é contínuo.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
- Os trabalhos recebidos serão inicialmente avaliados pelos editores-chefes e posteriormente enviados aos editores associados e responsáveis pelos respectivos Dossiês Temáticos.
- O Conselho Editorial, se necessário, submeterá os artigos a consultores ad hoc, para apreciação e parecer, em decorrência de especificidades das áreas de conhecimento.
- A publicação de artigos é condicionada a parecer positivo, devidamente circunstanciado, emitido por membro do Conselho Editorial.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.