Apoio à internacionalização de empresas: uma leitura das ações das agências de promoção de exportação a partir das teorias de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2129

Palavras-chave:

internacionalização de empresas, políticas de apoio à internacionalização, agências de promoção de exportação

Resumo

Este ensaio teórico discute as ações de promoção comercial internacional realizadas pelas agências de promoção de exportação (APEs), voltadas para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), à luz das teorias de internacionalização. O trabalho envolve a compreensão dos desafios das MPMEs para a internacionalização; esclarece como as APEs atingem as MPMEs; descreve as teorias explicativas do processo de internacionalização empresarial; e identifica relações entre produtos e serviços das APEs com as teorias de internacionalização. O trabalho contribui para entender a atuação das APEs, destacando seu papel complementar na internacionalização das empresas ao identificar oportunidades, integrar redes internacionais e oferecer suporte para compensar desequilíbrios competitivos da oferta de valor global.  

Biografia do Autor

Otávio Rezende, Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Professor no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)/Instituto de Ciências Sociais.

Hércules Kuster dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pelo ICB/UFMG. Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Rezende, O., & dos Reis, H. K. (2021). Apoio à internacionalização de empresas: uma leitura das ações das agências de promoção de exportação a partir das teorias de internacionalização. Interações (Campo Grande), 22(1), 263–277. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2129