Da abundância do agronegócio à Caixa de Pandora ambiental: a retórica do desenvolvimento (in) sustentável do Mato Grosso (Brasil)

Autores

  • Andréa Aguiar Azevedo
  • Richard Pasquis

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v8i2.437

Palavras-chave:

desenvolvimento, desmatamento, indicadores socioambientais.

Resumo

objetivo do texto é discutir o desenvolvimento do estado do Mato Grosso nos últimos anos, além deavaliar a contribuição do desmatamento para geração de riquezas que possam se converter em ganhos para asociedade regional. Por meio de um exercício empírico é revelado, num panorama inicial, que não existem diferençassocioeconômicas muito marcantes entre municípios que foram desmatados com maior ou menor intensidade,sobretudo entre aqueles onde a atividade econômica predominante é a pecuária (bovinocultura).

Referências

BERTRAM, Paulo. Uma introdução à história econômica do Centro-Oeste do Brasil. Brasília: CODEPLAN; Goiás: UCG, 1988.

FÓRUM Brasileiro de organizações não-governamentais e movimentos sociais para o meio ambiente e o desenvolvimento (FBOMS). Grupo de Trabalho Florestas. Relação entre cultivo de soja e desmatamento (sumário executivo). Supervisão: Weber Amaral; Roberto Smeraldi, 2004.

FURTADO, Celso. Introdução ao desenvolvimento : enfoque histórico-estrutural. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GRAZIANO DA SILVA, J. A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2. ed. Campinas-SP: UNICAMP.IE, 1998. MORENO, G.; HIGA, T.C.S. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.

MÜLLER, C.C.; WRIGHT, C.; NOGUEIRA, J.M. O processo de formação de políticas agrícolas no Brasil. Relatório Final IPEA/IPAN. Brasília, 1986.

SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, Marcel (org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.

PRADO JR., Caio. História e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001. vol. 1, cap. 1.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SUNKEL, Osvaldo. El marco histórico del proceso de desarrollo y de subdesarrollo. Santiago: CEPAL, 1967.

VEIGA, José Eli. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Azevedo, A. A., & Pasquis, R. (2016). Da abundância do agronegócio à Caixa de Pandora ambiental: a retórica do desenvolvimento (in) sustentável do Mato Grosso (Brasil). Interações (Campo Grande), 8(2). https://doi.org/10.20435/interações.v8i2.437

Edição

Seção

Artigos