Rota da Integração Latino-Americana: um reflexo do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4221

Palavras-chave:

RILA, patrimônio cultural, Mato Grosso do Sul

Resumo

Tendo como base a proposta para o Dossiê III: O Papel da Unirila nos Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina E Chile), este artigo tem como objetivo conceituar, identificar e analisar a importância do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul- MS e sua relevância no contexto da Rota bioceânica já que o corredor rodoviário cruzará parte deste território, ligando o Porto de Santos, no Brasil, com portos chilenos, passando pelo Paraguai e Argentina. Esta implantação certamente abrirá possibilidades econômicas em vários aspectos na região ao passo que considerar e identificar a cultura local poderá agregar valor e incorporar à temática cultural nas ações de turismo, desenvolvimento local, bem como nas políticas públicas. Este trabalho apresenta uma metodologia por meio de pesquisas documentais e bibliográficas e buscas de informações sobre o patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul- MS, junto aos órgãos competentes na identificação e preservação da cultura de MS. Com isso, espera-se que este artigo contribua com informações para estas ações de planejamento e desenvolvimento regionais, na mesma medida em que também possa fortalecer a conscientização da comunidade local, a partir da valorização de suas práticas.

Biografia do Autor

Joana Ribas Bernardes Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP

Doutoranda pela Universidade Fernando Pessoa, Porto,  Portugal. Mestre em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero.  Graduada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Maria Margareth Escobar Ribas Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Pós-doutora pela Universidade de Lisboa-Portugal. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho.

Rodrigo Mendes de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História da Arte e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

Juliana Villela Junqueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Pós-Doutoranda em Recursos Naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Arquitetura e Urbanismo, e mestre na área de Projeto pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponible en http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acceso el 5 julio 2022.

BRASIL. Decreto-Lei n. 25, de 30 de dezembro de 1937. Organiza o patrimônio histórico e artístico nacional. Brasília-DF, 1937. Disponible en https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm . Acceso el 1º julio 2022.

Constantino, M.; Dorsa, A. C.; Aragão, J. C. M.; Mendes, D. R. F. Fluxos turísticos entre os países do Corrredor Bioceânico. Interações, Campo Grande, v. 20, n. especial, p. 57–67, 2019. Doi: https://doi.org/10.20435/inter.v20iespecial.2255

RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: a sua essência e a sua origem. Tradução de Werner Rotchschild Davidsohn e Anat Falbel. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. v. 1.

VILLAÇA. Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Lima, J. R. B., Lima, M. M. E. R. ., Souza, R. M. de ., & Junqueira, J. V. (2024). Rota da Integração Latino-Americana: um reflexo do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul. Interações (Campo Grande), 25(1), e2514221. https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4221

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"