A Rota de Integração Latino-Americana (RILA): os desafios da educação sob a ótica dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4216

Palavras-chave:

RILA, Corredor Bioceânico, Agenda 2030, ODS, Educação

Resumo

A Rota de Integração Latino-Americana (RILA) visa a ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, com objetivo de criação de um novo caminho para a exportação, iniciando no Brasil a partir do município sul-mato-grossense de Porto Murtinho, passando pelo território Paraguaio e Argentino até alcançar os portos Chilenos. Espera-se dessa infraestrutura rodoviária o estabelecimento de vínculos entre as regiões e, sobretudo, um olhar frente às questões sociais, econômicas, ambientais, culturais e jurídicas, indo ao encontro dos aspectos tratados pela Agenda 2030. O plano de ação sistêmico para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade proposto pela Agenda 2030, direciona-se ao enfrentamento de questões críticas do planeta e da humanidade. Neste contexto, o presente estudo reclina-se a partir da relação sinérgica entre os ODS 4, 8 e 17, abordando especialmente a educação no contexto da RILA, com o fito de apresentar as especificidades de cada um dos mencionados países na busca do panorama atual do capital humano, frente às problemáticas que ainda estão por vir com a implantação da Rota de Integração Latino-Americana no âmbito educacional. Desta forma, o presente estudo se estrutura em cinco tópicos, de pesquisas bibliográficas com dados recentes e análise documental, visando a produção de novos conhecimentos, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa de natureza básica com abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a ênfase dada aos dados qualitativos apresentados. Como resultados, verificou-se que os países integrantes da RILA ainda precisam empreender maiores esforços e ações para garantir uma educação de qualidade e inclusiva em seus territórios, principalmente diante da iminência da implantação do Corredor Bioceânico.

Biografia do Autor

Mariana De Barros Casagranda Akamine, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Estudiante de Doctorado y máster en Desarrollo Local en el Contexto de Territorialidades en la Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Becaria CNPq.

Edilene Maria de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doctorado y máster en Desarrollo Local en el Contexto de Territorialidades en la Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Hanae Caroline Quintana Shiota, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Estudiante de Doctorado y máster en Desarrollo Local en el Contexto de Territorialidades en la Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Becaria Fundect/MS.

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Akamine, M. D. B. C., Oliveira, E. M. de ., & Shiota, H. C. Q. . (2023). A Rota de Integração Latino-Americana (RILA): os desafios da educação sob a ótica dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Interações (Campo Grande), 24(4), e2444216. https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4216

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"