Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: a produção recente em teses e dissertações no Brasil

production récente de thèses et mémoires au Brésil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.3895

Palavras-chave:

internacionalização da educação superior, globalização, contextos emergentes, cooperação sul-sul

Resumo

O presente estudo visa analisar o perfil das temáticas das produções científicas relacionadas à internacionalização da educação superior em contextos emergentes. Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática da literatura, que ocorreu por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no painel de informações quantitativas do catálogo de teses e dissertações no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O mapeamento da produção científica possibilitou identificar o total de 135 trabalhos, divididos em 47 teses e 88 dissertações publicadas durante o período de 2017-2022, utilizando, para a busca, os descritores “internacionalização da educação superior”, “contextos emergentes” e “sul global” para área da Educação. Do montante total de trabalhos identificados, foram selecionadas para esta pesquisa oito teses e três dissertações, que tratavam especificamente da temática em estudo. A análise permitiu identificar quatro principais temáticas, relacionadas a estes trabalhos, sendo elas: políticas públicas; interculturalidade e multiculturalidade; questões socioeconômicas; e avaliação da qualidade. Todos estes aspectos integraram as discussões de internacionalização voltadas para a cooperação sul-sul, visando à formação integral do sujeito, com perspectivas epistemológicas decoloniais. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, ficaram evidenciados novos caminhos e estratégias de internacionalização da educação superior para o sul global, centrados em dimensões interculturais, com investimento na produção de conhecimento local, por meio de pesquisas e estudos que procuram responder aos desafios da realidade brasileira.

Biografia do Autor

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Mestre e bacharel em Química pela FURB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da Rede Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (RIEPES).

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP FIOCRUZ), núcleo São Paulo, e em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Graduada em Pedagogia pela UNIPLAC. Atualmente, é professora e pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da UNICAMP.

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Cipriani, A., & Heinzle, M. R. S. . (2023). Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: a produção recente em teses e dissertações no Brasil: production récente de thèses et mémoires au Brésil. Interações (Campo Grande), 24(2), 591–605. https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.3895