Território e políticas públicas: um percurso de Educação Permanente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i3.3029

Resumo

O território tem sido um conceito cada vez mais valorizado nas políticas públicas, especialmente no campo da proteção social. O presente trabalho tem como objetivo analisar os sentidos do território para profissionais da média complexidade do Sistema Único de Assistência Social da cidade de Joinville, SC. A proposta de investigação, orientada pela pesquisa-intervenção, deu-se por meio de um percurso formativo mediado por oficinas estéticas, cuja característica é o desenvolvimento de atividades criadoras seguidas de grupo de discussão. Foram realizados cinco encontros, com duração de três horas cada um, e, no final do percurso, um grupo focal com os participantes. Tendo como conceitos norteadores as dimensões do território, nas atividades propostas para cada encontro, utilizamos o mapa do município em questão como um recurso metodológico, o qual se mostrou um instrumento potente para pensar sobre o território e suas especificidades. As informações produzidas pelo percurso foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo, que gerou as seguintes categorias: sentidos do território e percurso da pesquisa-intervenção; encontro entre perspectivas conceituais e experiência com o território; e território e cidade: percepções (des)construídas na prática socioassistencial. A pesquisa tornou-se espaço de significação, pois o percurso possibilitou a produção de uma reflexão nos participantes a partir daquilo que emergiu entre esses sujeitos e a discussão sobre território, compreendendo-o como um dos conceitos fundamentais nas políticas públicas. Portanto encontro de pesquisa configurou-se como um ato significativo.

Biografia do Autor

Jhonny William Candiotto Uttida, Faculdade Guilherme Guimbala

Mestrando em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Lusófona do Porto – PT (ULP). Pós-graduado em Psicologia Social e graduado em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala.

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Ana Paula Salvatori, Faculdade Guilherme Guimbala

Mestranda em Educação na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pós-graduada em Psicologia Social e graduada em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Uttida, J. W. C., Gomes, A. H., & Salvatori, A. P. (2022). Território e políticas públicas: um percurso de Educação Permanente. Interações (Campo Grande), 23(3), 703–719. https://doi.org/10.20435/inter.v23i3.3029