Feira da produção familiar: perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v23i3.3604

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Canais curtos, Diversificação socioeconômica, Perfil do consumidor, Pluriatividade

Resumo

Buscou-se caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal, Brasil, espaço destinado à comercialização da produção familiar. Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa. Para o estudo de campo, foram realizadas entrevistas por meio de questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas, numa amostra de 20 consumidores de um universo médio de 534 visitantes diários da feira, delimitados em observação não participante. O estudo revelou a diversificação socioeconômica e a pluriatividade dos agentes consumidores, entre os quais, 55% eram mulheres e 45% homens, tinham alto grau de escolaridade, visitavam semanalmente o Empório há pelo menos três anos, buscavam por facilidades como comidas prontas e lanches, usavam bastante a tecnologia, possuíam alta renda e estavam dispostas a pagar mais por melhores produtos. As principais motivações para os participantes comprarem no Empório eram a possível ausência de agrotóxicos, bom atendimento, boa localização, qualidade dos produtos, os relacionamentos sociais e a consciência ecológica. Os participantes contestaram o uso de embalagens de plástico e sugeriram melhorar a publicidade. Os resultados quantitativos e qualitativos se complementaram. Por tudo, afirma-se que o objetivo de caracterizar o perfil do consumidor do Empório Lago Oeste foi alcançado.

Biografia do Autor

Jailton César Padilha, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Gestão Pública pela Escola de Instrução Especializada, RJ. Atualmente, é agente e analista da Administração Federal, com experiência em Gestão Pública.

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra e graduada em Psicologia pela UnB. Professora associada da UnB, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária; e Gestão Pública, Face/UnB.

João Paulo Guimarães Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Cerrados. Pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios na Universidade de Brasília (UnB).

Joelma Melo da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Agronegócios pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Gestão de Agronegócios pela UnB.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Padilha, J. C., Pantoja, M. J., Soares, J. P. G., & Silva, J. M. da. (2022). Feira da produção familiar: perfil do consumidor do Empório Lago Oeste no Distrito Federal. Interações (Campo Grande), 23(3), 741–757. https://doi.org/10.20435/inter.v23i3.3604