A comunicação alternativa como estratégia de desenvolvimento local

Claudia Mara Stapani Ruas, Mariluce Bittar

Resumo


A Comunicação Social é fator preponderante na construção da cidadania e no processo de desenvolvimentolocal. Os meios de comunicação, especialmente o rádio, veículo local que alcança pessoas de classes, idades e culturasdiferentes, podem ser instrumentos utilizados com a finalidade de estimular o desenvolvimento das comunidades, ainteração social e a indicação de soluções para os problemas que as envolvem. A rádio comunitária, quando utilizadade acordo com a lei e funcionando como vez e voz da comunidade, torna-se uma estratégia a favor do desenvolvimento,justamente por ser uma iniciativa da própria comunidade. O poder dessas emissoras, no exercício da cidadania, écomprovado quando os resultados do trabalho comunitário projetam-se em ações de cunho social, como campanhasbeneficentes e questões abrangentes ligadas à política, saúde, educação e cultura.

Palavras-chave


comunicação; rádio comunitária; desenvolvimento local.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Vicente Fideles de. Pressupostos para formação educação em desenvolvimento local. In: Interações, Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande: UCDB, vol. 1, n. 1, p. 63-76, set. 2000.

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CARPIO, Martín Jose. Nuevas realidades en el desarrollo local en Espana e Iberoamerica. Seminário Internacional sobre perspectivas de desarrollo en Iberoamerica, Santiago de Compostela, mayo 1999.

COGO, Denise Maria. No ar uma rádio comunitária. São Paulo: Paulinas, 1998.

GONZALES, Román Rodrigues. La escala local del desarrollo-definición y aspectos teóricos. In: Revista de Desenvolvimento Econômico - RDE, Salvador-BA, ano 1, n. 1, p. 6, nov. 1998.

LÓPEZ, Tereza. Serviço social y desarrollo local. Chile: Colégio de Asistentes Sociales, 1991.

MCLUHAN, Marshall Herbert. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cutrix, 1964.

ORTRIWANO, Gisela Swetland. A informação no rádio 3. ed. São Paulo: Summus, 1985.

SIQUEIRA, Tânia Montoro (org.). Mobilização social. Brasília: UNB, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/interações.v6i10.529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-042X (versão online)
ISSN 1518-7012 (versão impressa, até v. 16, n. 1, jan./jun. 2015)