Cultura e identidade: os desafios para o desenvolvimento local no assentamento Aroeira, Chapadão do Sul, MS

Maria Augusta de Castilho, Mauro Mallmann Arenhardt, Cleonice Alexandre Le Bourlegat

Resumo


Este artigo quer mostrar a realidade do Assentamento Aroeira, no município de Chapadão do Sul, Estadode Mato Grosso do Sul, por meio da cultura e identidade, como desafios para o desenvolvimento local. O objetivo éverificar se a cultura e a identidade interferem nos relacionamentos comunitários e interpessoais. O estudo foi iniciadocom a análise da realidade dos assentados, a partir das concepções culturais e dos relacionamentos que são estabelecidoscom os vizinhos e demais moradores do Assentamento. Levou-se em consideração a participação comunitária, acooperação, a solidariedade e a confiança via coleta de informações junto aos moradores por meio de entrevistas,formulários e questionários. Detectou-se a dificuldade dos assentados de manterem relacionamentos confiáveis entresi. Esta é uma das causas, atribuída à diversidade cultural de que é formado o Assentamento Aroeira, como também,as experiências das pessoas em viver em comunidade. Tais dificuldades se tornaram visíveis na organização comunitáriae nos relacionamentos entre si, refletindo na falta de confiança, solidariedade, cooperação e identidade cultural local.Conclui-se que os assentados buscam uma melhora na qualidade de vida, mas precisam ser incentivados por açõescapazes que possam promover relacionamentos mais confiáveis, uma vez que o modelo proposto não possibilitauma boa organização comunitária que é imprescindível para o desenvolvimento local.

Palavras-chave


Cultura. Identidade. Comunidade

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, Ricardo. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada, n. 2, v. IV, p. 379-397, abril/junho, 2000. não citou no texto

ÁVILA, Vicente Fideles de (Org.). Formação educacional em desenvolvimento local: relato de estudo em grupo e análise de conceitos. 2.ed. Campo Grande. UCDB, 2001.

BAQUERO, Marcelo. Construindo uma outra sociedade: o capital social na estrutração da política participativa no Brasil. Revista de Sociologia Política, n. 21, p. 83-108, Nov., 2003.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CLAXTON, Mervyn. Cultura y desarrolo. Estúdio Paris: UNESCO, 1994.

D’ARAÚJO, Maria Celina. Capital social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

FUKUYAMA, Francis. A grande ruptura. A natureza humana e a reconstituição da ordem social. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

GODARD, O. et al. Desarrollo endógeno y diferenciación de espacios de desarrollo: un esquema de analisis para el desarrollo local. Estudos Territoriales, Madri, n. 24, 1987.

HERMET, Guy. Cultura e desenvolvimento. São Paulo: Vozes, 1999.

KASHIMOTO, Emília M.; MARINHO, Marcelo; RUSSEFF, Ivan. Cultura, identidade e desenvolvimento local: conceitos e perspectivas para regiões em desenvolvimento. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, v. 3, n. 4, p. 35-42, 2002.

KLIKSBERG, Bernardo. Falácias e mitos do desenvolvimento local. São Paulo: Cortez, 2001.

MARQUES, Heitor Romero; MARTNS, José Carpio. Representações sociais e desenvolvimento local. In:

MARQUES, Heitor Romero; RICCA, Domingos; FIGUEIREDO, Gilberto Porto (Orgs.). Desenvolvimento local em Mato Grosso do Sul: reflexões e perspectivas. 2.ed. Campo Grande: UCDB, 2001, v. 1, p. 43-63. MARTIN, José Carpio. Perspectivas de desarrollo local Campo Grande: UCDB, 1999. não citou no texto.

MARTINELLI, Dante Pinheiro; JOYAL, André. Desenvolvimento local e o papel da pequenas e médias empresas. São Paulo: Manole, 2004.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Trad. Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

RIVERO-IWASITA, Alicia. Asentamientos humanos y desarrollo local. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, v. 1, n. 2, p. 37-42, 2001.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre o espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO. Iná Elias de. Geografia: conceitos e temas. São Paulo: Bertrand, 1995.

TÖNNIES, Ferninand. Comunidade e sociedade como entidades típico-ideais. In: FERNANDS, F. (Org.). Comunidade e sociedade. São Paulo: Nacional; Edusp, 1973.

TUAN, Yu-Tu. Topofilia. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/interações.v10i2.388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Indexada em:
 
 

ISSN 1984-042X (versão online)