Conflitos na gestão do Parque Nacional da Serra da Bocaina: entraves ao desenvolvimento local na vila de Trindade (Paraty, RJ)

Autores

  • Bruna Ranção Conti
  • Diogo de Carvalho Antunes

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v13i2.317

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Conflitos socioambientais. Participação social.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo evidenciar os confl itos socioambientais presentes na gestão do ParqueNacional da Serra da Bocaina, na área da vila de Trindade, e destacar as contradições entre as lógicas dedesenvolvimento implícitas nesse processo. O estudo se insere no debate sobre as velhas e novas concepções dedesenvolvimento, com foco na gestão de unidades de conservação. A partir da experiência apresentada, constata-seque ainda é preciso avançar na integração entre sociedade e natureza e na descentralização da gestão dessas áreas.

Referências

ACSELRAD, H. As Práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: Acselrad H. (Org). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumara; Fundação Heinrich Boll, 2004.

BENEVIDES, I. P. Planejamento governamental, produtos e territorialidades turísticos no Ceará. In: ENCONTRONACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL, 6., 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: [s.l.], 2002. p. 21.

BENSUSAN, N. A conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e global. Campinas: UNICAMP, 2007.

BRASIL. Lei 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L9985.htm>. Acesso em: 14 out. 2011.

______. Ministério do Meio Ambiente/IBAMA/DIREC Plano de manejo do Parque Nacional da Serra da Bocaina: encarte n. 5. Brasília: FEC/UNICAMP, 2002.

CARVALHO, J. C. A vocação democrática da gestão ambiental brasileira e o papel do Poder Executivo. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

CONTI, B. R. Proteção da natureza e qualidade de vida em Trindade (Paraty-RJ): para entender o ecoturismo no Parque Nacional na Serra da Bocaina. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Programa EICOS, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. 4. ed. São Paulo: Hucitec; Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2004.

DINIZ, E. Estado, variedades de capitalismo e desenvolvimento em países emergentes. Desenvolvimento em Debate. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 7-27, jan.-abril, 2010.

EVANS, Peter. Constructing the 21st century developmental state: potentialities and pitfalls, 2010.

IRVING, M. A. Áreas protegidas e inclusão social: uma equação possível em políticas públicas de proteção da natureza no Brasil? Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 4, n. 12, p. 122-147, 2010.

IRVING, M. A.; MATOS, K. Gestão de parques nacionais no Brasil: projetando desafi os para a implementação do Plano Nacional Estratégico de Áreas Protegidas. Floresta e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 89-96, 2006.

LUCHIARI, M. T. D. P. O. Lugar no mundo contemporâneo: turismo e urbanização em Ubatuba-SP. Dissertação (Doutorado) – Insituto de Filosofi a e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas (IFCHUNICAMP), Campinas, 2000.

MELO, G. M. A leitura da gestão dos parques nacionais sob a ótica das populações locais: os parques Montanhas de Tumucumaque e Cabo Orange. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ IP/EICOS), Rio de Janeiro, 2007.

OLIVEIRA, A. C. Turismo em áreas “menos desenvolvidas”: caracterização, desenvolvimento e planejamento turístico da vila de Trindade, município de Paraty/ Rio de Janeiro – Brasil. Pasos - Revista de Turismo y Patrimônio Cultural. Tenerife, v. 3, n. 1, p. 149-169, 2005.

PEREIRA, Francine Maria. Vila da Trindade, Paraty, RJ: Turismo Sustentável? Santo André: Uni ABC, 2001. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Projeto Desenvolvimento Humano no Brasil com a participação do IPEA, FJP e IBGE. Desenvolvimento humano e condições de vida: indicadores brasileiros. Brasília, 1998.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Como Citar

Conti, B. R., & Antunes, D. de C. (2016). Conflitos na gestão do Parque Nacional da Serra da Bocaina: entraves ao desenvolvimento local na vila de Trindade (Paraty, RJ). Interações (Campo Grande), 13(2). https://doi.org/10.20435/interações.v13i2.317