Os primeiros anos do curso de graduação de Psicologia da FADAFI/FUCMT (1974-1980)

Rodrigo Lopes Miranda, Graciela Ferreira Delmondes

Resumo


Contemporaneamente, a História da Psicologia latino-americana tem se debruçado sobre os mecanismos de institucionalização da Psicologia e, nessa seara, a história dos cursos de graduação tem sido um objeto frequente. No caso brasileiro, entretanto, essa produção focaliza instituições e espaços específicos localizados, via de regra, nas regiões Sul e Sudeste do país. Assim, tornam-se prementes as investigações em História Regional, i.e., aquelas que consideram o desenvolvimento da Psicologia em outras localidades. Diante disso, esta investigação descreve e analisa demandas de criação do curso de graduação em Psicologia, instalado na Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras/Faculdades Unidades Católicas de Mato Grosso (FADAFI/FUCMT), em 1975. Além disso, são analisados aspectos de seu currículo de funcionamento. Este foi o segundo curso de Psicologia do estado de Mato Grosso e o único de Campo Grande, até 1999. Para atingir o objetivo proposto, esta pesquisa, circunscrita ao campo da História da Psicologia, possui como recorte temporal o período de formação da primeira turma (1974-1980) e utiliza fontes primárias textuais e orais. A interpretação das fontes, em face dos elementos contextuais de Mato Grosso à época, sugere a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) como vetor importante do desenvolvimento do Ensino Superior no estado. Além disso, nota-se uma estreita relação entre a conformação do curso de graduação investigado e o cenário de modernização alardeado no segundo e terceiro quartis do século XX, no país. Por fim, vê-se que o curso foi estabelecido de forma idiossincrática, atendendo a uma maioria de alunas, rememoradas como maduras e politizadas. Assim, apesar das limitações metodológicas do estudo, seus resultados auxiliam em uma compreensão ampliada da história da Psicologia no Brasil. Eles possibilitam, ainda, uma melhor compreensão das relações entre Igreja e Estado, no que tange ao estabelecimento dos cursos de Psicologia no país. 


Palavras-chave


história da Psicologia; história regional e local; salesianos; FADAFI/FUCMT.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, Mariluce; SILVA, Maria da Graça Martins da; VELOSO, Teresa Cristina Aguiar. Processo de interiorização da educação superior na Região Centro-Oeste: particularidades dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Série-Estudos, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 16, p. 147-64, jul./dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 3824/74. Aprovado em 7 de novembro de 1974. Assunto: Autorização para funcionamento do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Brasília, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 403/62. Aprovado em 19 de dezembro de 1962. Dispõe sobre o currículo mínimo e duração do curso de Psicologia. Diário Oficial da União, Brasília, 1962.

CARA, Bianca dos Santos et al. Universidade e psicologia no Diário da Serra: alguns apontamentos para uma história da Psicologia em Campo Grande. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; DEGANI-CARNEIRO, Filipe; ARAÚJO, João Henrique Queiroz de (Org.). Clio-Psyché – Saberes Psi: novos sujeitos, outras histórias. Curitiba: Juruá Editora, 2018. p. 83-93.

CASTRO, Afonso. História da Missão Salesiana de Mato Grosso (1894-2008). Campo Grande, MS: UCDB, 2014.

CORSI, Pietro. A política da teoria na história da ciência. In: ARDIGÓ, Fabiano (Org.). História de uma ciência regional: cientistas e suas instituições no Paraná (1940-1960). São Paulo: Contexto, 2011. p. 7-16.

DIÁRIO DA SERRA. Aulas de Psicologia Clínica iniciarão em agosto, na FUCMT. Campo Grande, 1975a.

DIÁRIO DA SERRA. Mulheres invadem a FUCMT. Campo Grande, 1975b.

DIÁRIO DA SERRA. Vestibular de Psicologia: outra conquista das mulheres. Campo Grande, 1975c.

FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara. Memórias e histórias do curso de Psicologia da Faculdade de Lorena: uma contribuição para a historiografia da Psicologia no Brasil. 2014. 200 p. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Centro de Educação e Humanidades – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

MACÁRIO, Irma. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 25 de março de 2016.

MARGOTTO, Lilian Rose; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A constituição de um curso de psicologia durante a ditadura civil-militar no Brasil: investigação a partir dos relatos dos primeiros professores. Memorandum, Belo Horizonte/Ribeirão Preto, n. 32, p. 58-77, abr. 2017.

MOTTA, Rodrigo Pato de Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

PILATTI, Aurenice Rodrigues Pinheiro. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 2 de março de 2017.

PIÑEDA, María Andrea; JACÓ-VILELA, Ana Maria. Ciencia psicológica y profesionalización en Argentina y Brasil: 1930-1980. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 13, n. 5, p. 2015-33, 2014.

PORTUGAL, Francisco Teixeira; FACCHINETTI, Cristiana; CASTRO, Alexandre de Carvalho. História social da Psicologia. Rio de Janeiro: NAU, 2018.

REIS, Maria Teodorowic. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 20 de agosto de 2016.

RODRIGUES, Divino de Jesus da Silva. A história da Psicologia no Brasil: 40 anos do curso de Psicologia da PUC Goiás. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2013.

ROMERO, Arnaldo. O lugar dos bacharéis: história da criação da Faculdade de Direito, Fadir de Campo Grande, MT (1965-1970). 2005. 164 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2005.

SÁ JUNIOR, Luiz Salvador de Miranda. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 23 de julho de 2016.

SALVATIERRA, Belén. Hace 30 años se hizo realidad: creación de la Facultad de Psicología y Relaciones Industriales de la UNSA. Revista de Psicología de Arequipa, Arequipa, Peru, v. 5, n. 1, p. 102-12, jan./jun. 2015.

SAMPAIO, Helena. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: FAPESP/ Hucitec, 2000.

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, Campinas, SP, v. 28, n. 1, p. 15-31, jan./abr. 2016.

TEIXEIRA, Benedito Juberto. Entrevista concedida a Graciela F. Silva Delmondes. Campo Grande, 2 de agosto de 2016.

UCDB. Livro de Regimento da FADAFI. Campo Grande, s.d..




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v21i1.2592

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Indexada em:
 
 

ISSN 1984-042X (versão online)