Empreendedorismo social como campo em formação no Brasil: o papel das instituições Ashoka, Endeavor e Artemisia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1840

Palavras-chave:

empreendedorismo, social, campo.

Resumo

O artigo analisa os sentidos que o termo “social” assume nos discursos das organizações e dos empreendedores sociais. A hipótese mais ampla é a de que esses sentidos estão em disputa em um campo em formação e em busca de se afirmar. O presente recorte limita-se a analisar como a noção de “social” é operada por três agências empreendedoras centrais: Ashoka Brasil, Endeavor Brasil e Artemisia. Para tanto recorre-se à teoria dos campos de Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Alexandre Barbalho, Universidade Estadual do Ceará

Professor dos PPGs em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC

Carolina do Vale Uchoa, Universidade Estadual do Ceará

Jornalista e mestra em Sociologia pela UECE

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Barbalho, A., & Uchoa, C. do V. (2019). Empreendedorismo social como campo em formação no Brasil: o papel das instituições Ashoka, Endeavor e Artemisia. Interações (Campo Grande), 20(2), 421–433. https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1840