A educação do campo em Ji-Paraná, RO: a mesmidade e a interdição de identidades camponesas

Autores

  • Alberto Dias Valadão Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • José Licinio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1597

Palavras-chave:

educação do campo, estudos culturais, práticas curriculares.

Resumo

O presente trabalho, inspirado nos Estudos Culturais, faz uma análise das proposições docentes sobre as práticas que devem ser desenvolvidas para o fortalecimento da Educação do Campo no município de Ji-Paraná, RO. Mostra-se que as identidades camponesas tendem a continuar sendo padronizadas porque os sujeitos do campo não participam do processo de elaboração da educação que a eles se destina.

Biografia do Autor

Alberto Dias Valadão, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus de Ji-Paraná - DCHS. Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Cultura e Produções Sociais. Dezessete anos de experiência na adoção da Pedagogia da Alternância em Rondônia, como Monitor, Coordenador Pedagógico e Diretor na Escola Família Agrícola Itapirema de Ji-Paraná. Experiência como professor em Especialização Lato Sensu em disciplinas como: Pedagogia das Competências, Fundamentos do Serviço de Supervisão Escolar e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Psicologia com ênfase em formação docente.

José Licinio Backes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado de Doutorado da mesma instituição. É membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Bolsista Produtividade – CNPq.

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Publicado

2018-02-26

Como Citar

Valadão, A. D., & Backes, J. L. (2018). A educação do campo em Ji-Paraná, RO: a mesmidade e a interdição de identidades camponesas. Interações (Campo Grande), 19(2), 277–290. https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1597