A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo

Autores

  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alcilene Aguiar Pimenta Membro do grupo de pesquisa Hiperged
  • Sayonara Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20435/interacoes.v16i1.103

Palavras-chave:

Projetos de pesquisa. Construção do objeto. Quadro norteador de pesquisa.

Resumo

Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto.  Diante disso, nosso principal questionamento foi “Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?”. Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.

 

Referências

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

BIANCHI, Álvaro. Pequeno e despretensioso guia sobre projeto de pesquisa. [s.d.]. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/5558145/Alvaro-Bianchi-Pequeno-guia-Sobre-Projeto-De-Pesquisa#scribd>. Acesso em: 25 jul. 2011.

BORBA, Siomara; PORTUGAL, Adriana Doyle; SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Pesquisa em educação: A construção teórica do objeto. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 12-20, 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318243.pdf> Acesso em: 22 jul. 2011.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 12. ed. Trad. Gilson César Cardoso Sousa. São Paulo: Perspectiva, 1995.

FREITAS, Maria Teresa.A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In. FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GOLIATH, Paulo Henrique; SILVA, João Fernando Vieira da (Org.). 2008. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/jeffersoncostadesouza/11898884-manualdeelaboracaodeprojetodepesquisa>. Acesso em: 5 jul. 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico.4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

RAUEN, Fábio José. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul, SC: Nova Era, 1999.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SOARES, Carla Poennia Gadelha; ARAÚJO, Júlio César. O gênero E-fórum educacional e aprodução de texto acadêmico. In: COLÓQUIO SOBRE HIPERTEXTO, 1., 2008. Anais... Fortaleza, CE: UFC, 2008. p. 115-122.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi “Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?”. Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.

Palavras-chave: Projetos de pesquisa. Construção do objeto. Quadro norteador de pesquisa.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Araújo, J., Pimenta, A. A., & Costa, S. (2015). A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo. Interações (Campo Grande), 16(1). https://doi.org/10.20435/interacoes.v16i1.103