Histórico do periódico

O lançamento de Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, em setembro de 2000, constitui um marco comemorativo, na medida em que um novo patamar permitiu a inter-relação das atividades de pesquisas com a comunidade científica internacional e a comunidade de Mato Grosso do Sul. Em seu volume 1, publicado em setembro de 2000, tendo como editor responsável o Professor Marcelo Marinho, Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local surgiu com a relevante necessidade não só de resgatar e divulgar informações sistematizadas como também de disseminar experiências construtivas sobre o Desenvolvimento Local. De acordo com o editor responsável, apresentava de forma clara e precisa os objetivos principais da revista: subsidiar formas de comportamento social para a geração de desenvolvimento endógeno, respeitando a diversidade cultural e a gestão autônoma de recursos e técnicas caracterizadoras de territórios. Ao longo dos seus 14 anos, a revista teve também como editores o Professor Aparecido Francisco dos Reis, que foi editor-chefe no período de 2004 a 2006, passando então a responsabilidade para a Professora Maria Augusta de Castilho, que foi editora-chefe até a sua última publicação em janeiro de 2014.

De 2000 a 2018 INTERAÇÕES  publicou 255 artigos (mais de 35% internacionais), 11 práxis, cinco entrevistas e 177  resumos de dissertações do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado Acadêmico defendidas entre 2002 e 2014.

Institucionalidade do periódicoInterações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local é uma revista criada pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco – MS – Brasil e está hierarquicamente ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Desde a publicação da primeira edição, em setembro de 2000, a Revista objetivou fornecer subsídios para a adoção de novas formas locais de comportamento social, formas eficazes para a geração de desenvolvimento endógeno, segundo meios, regras e estratégias próprias, respeitando a diversidade cultural e a gestão autônoma de recursos e técnicas característicos dos territórios. Tornou-se também um imperativo frente ao Programa de Mestrado e Doutorado  em Desenvolvimento Local de consolidação de publicações que pudessem contribuir não só para a formação de pesquisadores e consequentemente para o desenvolvimento científico, mas também para a constante atualização de conhecimentos na área de Desenvolvimento Local. Pretende-se, assim, sugerir o caráter de diversidade presente em noções de natureza amplamente compartilhadas na esfera global.

Também a fotografia da capa explicita uma das maiores preocupações dos pesquisadores da área de conhecimento em questão: o desenvolvimento em escala humana, ou o homem colocado no centro do processo de desenvolvimento.

Em seu Vol. 1, de janeiro de 2008, Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, já teve a sua indexação na SciELO - Brasil. Em julho/2015 a revista deixou de ser impressa, sendo disponibilizada eletronicamente por meio de um portal atualizado e disponível em: www.interacoes.ucdb.br.

A partir do Vol. 17, nº 1, de jan./mar. 2016, as edições da Revista trouxeram, além do aperfeiçoamento editorial, a publicação e a interoperabilidade de acordo com a linguagem XML, atendendo às normas da SciELO, assim como algumas novidades importantes ao leitor, dentre elas:  publicação  trimestral e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco passou a ser denominado Doutorado e Mestrado acadêmico.